Serviços Educativos

SERVIÇOS EDUCATIVOS 2017/2018

O serviço de Turismo e a Casa Senhorial D’el Rei D. Miguel possuem uma vertente de Animação Cultural que é uma aposta na Pedagogia e na Animação, permitindo ao público que nos visita, conhecer melhor o Concelho.



SALINAS DE RIO MAIOR


VISITA GUIADA ÀS SALINAS DE RIO MAIOR

Duração aproximada de 45 minutos.


É possível realizar as seguintes atividades:


 «O TESOURO DAS SALINAS»

Caça ao tesouro com duração aproximada de 45 minutos, destinada a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos. É uma atividade dinâmica e divertida que permite às crianças conhecer melhor as salinas.




«SER SALINEIRO»

Exercícios de expressão corporal com duração aproximada de 15 minutos, destinada apenas a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos É uma atividade dinâmica e divertida que permite às crianças um olhar sobre o trabalho do salineiro.





«JOGOS DE SAL»

Atividade destinada a crianças, adultos e seniores, que engloba vários jogos tradicionais adaptados ao local, tais como:



- Jogo das garrafas de sal



- Jogo das latas



- Jogo da malha



- Jogo da pirâmide de sal




«ESCULTURAS DE SAL»

Atividade de expressão plástica em que as crianças constroem “peças” em massa salgada. 




 «À DESCOBERTA DAS SALINAS»

Ao longo da visita as crianças vão ter que responder a 4 perguntas e por cada resposta correta recebem uma peça de um puzzle gigante. No final cada criança receberá um desenho das Salinas para pintar e poderá fazer o seu próprio puzzle.

PEDDY PAPER
Atividade com a duração aproximada de 30m, destinada a crianças com idade superior a 8 anos que lhes vai permitir saber mais sobre o Ecomuseu Salinas.


CONTA-ME HISTÓRIAS
Esta atividade resume-se ao conto de uma história baseada na lenda das Salinas, seguindo-se uma atividade de expressão plástica no final.

COMO SE FORMA O SAL ?
Esta atividade consiste em mostrar durante a visita guiada, diversas imagens sobre as diferentes fases do processo de extração de sal. No final os alunos ilustram essas mesmas imagens e elaboram com elas um pequeno livro sobre esse processo.








        CASA SENHORIAL D'EL REI D. MIGUEL



VISITA À GALERIA DA EXPOSIÇÃO DA VILLA ROMANA (NA CASA SENHORIAL D’EL REI D. MIGUEL)

Duração aproximada de 30 minutos, variando consoante o número de participantes.



VISITA GUIADA ADAPTADA AO PROGRAMA CURRICULAR DE HISTÓRIA DOS 5º e 7º ANOS

Visita adaptada ao programa curricular da disciplina, onde é focado o conteúdo programático (expansão do império romano, arquitetura romana, etc.).



É possível realizar as seguintes atividades:


«CAÇA AO TESOURO»

Caça ao tesouro com duração aproximada de 45 minutos, destinada a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos. É uma atividade dinâmica e divertida que permite às crianças conhecer melhor a exposição da Villa Romana.




«PEDDY-PAPPER»

Atividade que consiste em conhecer diversos locais históricos da nossa cidade, com a duração aproximada de 45 minutos. Destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade.




«CONTA-ME HISTÓRIAS...»

Com esta atividade pretende-se que as crianças elaborem uma história com os elementos que ficaram a conhecer durante a visita.




«À DESCOBERTA DA CASA SENHORIAL»

Ao longo da visita as crianças vão ter que responder a 4 perguntas e por cada resposta correta recebem uma peça de um puzzle gigante com a imagem da Casa Senhorial. No final da visita cada criança receberá um desenho da Casa Senhorial e com ele poderá fazer o seu próprio puzzle.




«JOGOS ROMANOS DE TABULEIRO»

As crianças e jovens são levados a conhecer e a experimentar diversos jogos romanos de tabuleiro.






“VAMOS FAZER UM AZULEJO”

Atividade de expressão plástica em que as crianças poderão fazer um azulejo, baseando-se nos padrões que se encontram expostos.


“EXPLORADORES NO MUSEU”
Esta atividade é um jogo de pistas que levará as crianças a descobrir vários “mistérios” existentes no museu e relacionados com os diferentes núcleos expositivos. Esta atividade destina-se a crianças com mais de 8 anos.


Casa Senhorial ConVida


ATIVIDADE: «ATELIER CULTURAL»

Este atelier consiste na realização de atividades destinadas a todos os tipos de público baseadas na divulgação de lendas e histórias relacionadas com os locais turísticos do nosso concelho. Serão dinamizadas diversas atividades de expressão dramática, de escrita e de jogos educativos com o objetivo de dar a conhecer ao público-alvo um pouco melhor o nosso concelho. Pretende-se ainda a partilha de conhecimentos entre todos os participantes.




ATIVIDADE: «ATELIER DA CRIATIVIDADE»

É um atelier de expressão plástica, destinado a todos os públicos e realizado com um vasto leque de técnicas e materiais.



ATIVIDADE: «CASA SENHORIAL SAI À RUA»
Este atelier consiste na realização de diversas dinâmicas de grupo com vista ao desenvolvimento de várias competências e simultaneamente na divulgação da história do nosso concelho. Estas atividades realizam-se nas instituições de Rio Maior que se manifestarem interessadas e se encontrem impossibilitadas de frequentar a Casa Senhorial e destina-se a todos os tipos de público. Pretende-se com este atelier não só a divulgação da história do nosso concelho, mas também a partilha de conhecimentos entre todos os participantes.






MARCAÇÕES 

Necessário efetuar marcação prévia


Casa Senhorial d’el Rei D. Miguel
e-mail : casasenhorial@cm-riomaior.pt 
tel : 243 999 320 


Posto de Turismo das Salinas
e-mail : turismo@cm-riomaior.pt
tel : 243 991 121